sábado, 19 de março de 2011

Noite de Super Lua

Hoje estaremos na praia a observar este fenómeno, por isso esperamos por todas vossês lá! Não percam!

O Mundo vai observar hoje a maior Lua Cheia dos últimos 18 anos. O satélite natural da Terra vai atingir o ponto mais próximo do planeta, o perigeu (oposto ao apogeu, quando está mais afastada), passando a 356 577 quilómetros, quatro mil quilómetros mais perto do que é habitual.


Ocasionalmente, uma Lua Cheia coincide com o perigeu, como hoje acontece, e com isso pode apresentar-se até 30 por cento mais brilhante do que uma Lua Cheia no apogeu. Também fica significativamente maior, graças a um efeito óptico notável, produzido sempre que está baixa no horizonte. É a chamada super-Lua, que terá o seu ponto máxima ao entardecer do dia de hoje.


Mas os fenómenos astronómicos deste fim-de-semana não se ficam por aqui: no domingo, às 23h21, há o equinócio da Primavera, dia que marca a mudança da estação e em que o dia e a noite têm exactamente a mesma duração.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Contacto: biju.kiwi.rouge@gmail.com Resposta apenas aos pedidos enviados por e-mail. Segue as nossas campanhas, torna-te fã no facebook por aqui
Blackberry Storm 468x60